Australiano aprende língua de sinais para conversar com amigo surdo

Essa é mais uma daquelas histórias que aquecem o coração da gente. Um australiano aprendeu língua de sinais para conversar com seu amigo surdo, nos dando uma lição sobre pertencimento e generosidade.

Com apenas 11 anos, Rossi Kelly notou que Isam Gurumg tinha dificuldades para se enturmar e resolveu fazer algo para ajudá-lo.

Ambos são alunos do sexto ano na Amaroo Primary School em Canberra, na Austrália. Tímido e com audiência auditiva, Gurumg frequentava uma escola especializada em Sydney. Ao mudar de cidade, ha um ano atrás, foi parar na unidade regular e passava bastante tempo solitário, além de faltar algumas vezes, o que chamou a atenção de Kelly.
Em reportagem do canal ABC News, ele contou que a amizade começou por meio de bilhetes. “Começamos escrevendo notas um ao outro e eu decidi que não era muito eficiente, pois sempre havia um atraso”, explicou. No caso, o atraso seria por situações cotidianas que exigem a rapidez de uma conversa, como por exemplo mostrar um pássaro. Até o amigo ver o bilhete e olhar para o animal, já teria voado.

Diante disso, não houve outro jeito a não ser entrar de vez no universo de Gurumg. Então Kelly tratou de aprender Auslan, a língua de sinais australiana. Ele disse que em um ou dois meses já sabia o básico, graças a ajuda de Gurumg e do intérprete da escola. “É fácil aprender, mas você tem que aprender muitos sinais diferentes, então leva um longo tempo e eu não aprendi tudo ainda”, contou ao Canberra Times.

Assim nasceu uma amizade e os dois passaram a brincar, sair, jogar e passear juntos, enquanto o garoto surdo também se sentiu integrado socialmente dentro do colégio. O gesto de Kelly fez com que ele ganhasse até um prêmio de humanidade da Fred Hollows Foundation, por conta da indicação da professora Sarah Middleton. “As crianças ganham prêmios para o esporte e seu material acadêmico, mas eles não recebem prêmios por ser um garoto ou garota realmente legal. Nós estávamos realmente tentando incentivar crianças e jovens a pensar nos outros”, contou Gabi Hollow, diretora e uma das fundadoras da instituição.

Confira abaixo a reportagem da ABC News, em inglês:

Boy wins award after learning sign language to help school friend

When young Ross Kelly saw his friend Isam was having difficulties at school, he started learning sign language to help his deaf friend — earning him a special humanity award from the Fred Hollows Foundation.Full story here: http://ab.co/2bUqVuA

Publicado por ABC News em Quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!

contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703 Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463 Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Australiano aprende língua de sinais para conversar com amigo surdo

Comments are closed.