Bike Tour SP torna passeio ciclístico acessível para surdos

Os dados e curiosidades passados aos demais participantes, por meio de um dispositivo de áudio, são disponibilizados também em um vídeo com tradução em Libras, reproduzido em tablets.

No ultimo domingo (17), aconteceu o primeiro Bike Tour SP Avenida Paulista acessível para pessoas com deficiência auditiva. A atividade é a primeira depois do acordo firmado com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). O passeio de bicicleta gratuito disponibiliza, em Língua Brasileira de Sinais (Libras), as informações transmitidas sobre os pontos culturais visitados durante o trajeto.

Graças à iniciativa, os dados e curiosidades passados aos demais participantes, por meio de um dispositivo de áudio, são agora disponibilizados também em um vídeo com tradução em Libras, que é reproduzido em tablets. A excursão do domingo, celebrou a assinatura do termo de cooperação entre o Bike Tour SP e o governo municipal. Este primeiro tour contou com a presença de 20 convidados da secretaria, além da secretária adjunta Marinalva Cruz que também pedalou com o grupo. “Agora nosso projeto ficou completo e totalmente acessível, podendo ser usufruído por qualquer pessoa, pois eu acredito na bicicleta como uma ferramenta de transformação social”, afirma Daniel Moral, idealizador do Bike Tour SP.

O artigo 43, da Lei Brasileira de Inclusão, determina que “o Poder Público deve promover a participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, culturais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo”. O secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, afirma que esse é um incentivo para que as pessoas com deficiência se informem e desfrutem do espaço público. “A cidade pertence aos cidadãos e, todos eles, independente de suas condições de vida, têm direito de conhecer e aproveitar os lugares incríveis que existem aqui”.

Nos passeios de rotina do programa Bike Tour Avenida Paulista, são formados grupos de até 10 pessoas que pedalam acompanhados por dois monitores e com um equipamento de áudio acoplado no capacete, que informam dados e curiosidades dos pontos culturais visitados, em português e inglês.

As pessoas com deficiência auditiva interessadas em pedalar gratuitamente nos próximos passeios da Bike Tour SP Avenida Paulista precisam se inscrever no link https://biketourspavenidapaulista.eventbrite.com.br É necessário doar 2kg de alimentos não perecíveis, entregues no dia do evento. O passeio na avenida acontece todos os domingos em cinco horários: 9h, 10h30, 12h, 13h30 e 15h.

Fonte: Bike é Legal

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Bike Tour SP torna passeio ciclístico acessível para surdos

Comments are closed.