Câmara do Recife debate acessibilidade para surdos

Em discurso, o vereador Ivan Moraes utlilizou a tribuna da Câmara para se comunicar em Libras.

Na Câmara Municipal do Recife o pequeno expediente é tempo marcado para os pequenos discursos. Normalmente são usados para divulgações de ideias e projeto dos parlamentares. Nesta segunda-feira (25), em comemoração ao Dia do Orgulho Surdo (26), o vereador Ivan Moraes (PSOL) proferiu seu discurso na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para visitantes surdos.

#AcessibilidadeComMaisVoz26 de setembro é o Dia Nacional dos Surdos e Surdas. Para somar na construção da luta por direitos dessa comunidade que chega a 7% da população do Brasil, subimos à tribuna hoje e fizemos nosso primeiro pronunciamento em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Também o primeiro da história centenária da Casa de José Mariano e, muito provavelmente, das casas legislativas de Pernambuco.Sentimos o nervosismo da estreia, mas valeu a pena! Foi gratificante ver nos olhos de cada pessoa das galerias a sensação de se reconhecer no espaço institucional da tribuna. A Libras é o segundo idioma oficial do Brasil, apesar de ainda não ter a atenção merecida do poder público. Quem nos segue aqui nas redes sociais sabe que o nosso compromisso com a acessibilidade comunicacional vem desde a campanha. Para nós, a democracia é o poder de todas e todos. E, enquanto as pessoas com deficiências não tiverem o direito à inclusão plena, ainda não podemos falar em democracia. -Equipe

Publicado por Ivan Moraes em Segunda, 25 de setembro de 2017

Em retorno à tribuna no grande expediente, o vereador fez a tradução do discurso anterior e cita: “Ser surdo significa que você não pode ouvir e só. Quem não pode ouvir poder fazer outras coisas, inclusive entrar para a política. A Câmara do Recife precisa de interprete de Libras, pra que vocês, todos e todas, possam compreender nossos debates e participar da democracia.”

AUDIÊNCIA PÚBLICA E PASSEATA
Na terça-feira (26) haverá uma audiência pública, às 9h, para discutir políticas públicas voltadas ao públicas para deficientes auditivos. O evento contará com tradução e interpretação simultânea em Libras. No mesmo horário acontecerá a “XIII Passeata da Comunidade Surda Pernambucana” em comemoração ao Dia do Orgulho Surdo.

Fonte: Jornal do Commercio

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Câmara do Recife debate acessibilidade para surdos

Comments are closed.