Detran-PR inova e facilita testes para habilitação à CNH para surdos

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) lançou nesta segunda-feira dois novos serviços para facilitar os exames e testes para primeira habilitação, renovação, mudança e inclusão de categoria na CNH.

Além de um novo Prontuário Médico Digital, o Estado passa a contar com tradução simultânea em Libras, nas provas teóricas de direção, para os candidatos surdos.

“São duas inovações importantes que vão facilitar a vida dos usuários. No caso dos candidatos com dificuldade auditiva, o avanço é importantíssimo pois soluciona um problema histórico de falta de profissionais intérpretes que tinham de acompanhar o teste teórico”, disse o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Com a mudança, a tradução das provas será simultânea, com vídeos gravados de 120 questões, incluindo o enunciado e todas as alternativas. O sistema já está disponível também no simulado da prova. O acesso é pelo site www.simulado.detran.pr.gov.br, basta selecionar a prova PCD.

“Antes, eles tinham a presença do intérprete para sanar as dúvidas dos vocabulários que eles desconhecem o significado. Agora, as questões do exame teórico em Libras facilitará e muito para eles. Além de trazer mais autonomia pois poderão fazer sozinhos as provas”, diz Siléia Pontes Chiquini da Associação Mãos Ungidas.

Nos últimos três anos, o Detran notou um aumento gradual nos exames teóricos para candidatos à 1ª habilitação e condutores com necessidades auditiva. Foram feitos 1.112 exames usando a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre 2015 e 2017.

Outra novidade anunciada pelo Detran, o Prontuário Médico Digital permite avaliar os processos de aptidão física e mental e registrar as informações online, eliminando os arquivos físicos. Os documentos gerados pelo sistema são assinados digitalmente e as informações inseridas pelos médicos são feitas exclusivamente com o uso de certificados digitais.

Fonte: O Diario.com

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Detran-PR inova e facilita testes para habilitação à CNH para surdos

Leave Comment