Dicas para aprender o básico de Libras, a língua brasileira de sinais

É por meio da linguagem dos sinais, conhecida por libras, que as pessoas portadoras de deficiência auditiva e de fala se comunicam entre si e com o restante da comunidade. Aprovada como meio legal de comunicação pela Lei 10.436, de 2002, a língua é o que permite que cerca de 9,7 milhões de brasileiros surdos (segundo Censo 2010 do IBGE) estejam cada vez mais inseridos na sociedade. Por conta disso, é muito importante que todos nós sejamos capaz de nos comunicar com eles – é assim que promovemos a inclusão social.

Se você está interessado em criar um mundo melhor, aventure-se no universo das libras. Separamos algumas dicas gratuitas para quem quer aprender o básico da linguagem:

1. Desde 2015, a USP oferece um curso em sua plataforma online sobre a língua brasileira de sinais. Organizado pelo Prof. Dr. Felipe Venâncio Barbosa, do Departamento de Linguística da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP), o curso traz videoaulas, material didático e atividades com focos em não-surdos interessados em conhecer mais sobre o universo de surdez.

Não é necessário nenhum cadastro para ter acesso ao conteúdo do curso, que não oferece certificado de realização.

2. Se você estiver precisando de uma mãozinha… o Hugo pode te ensinar o movimento certo. O simpático intérprete 3D é o apresentador do aplicativo Hand Talk, que faz tradução automática de texto e voz para Libras.

Além das traduções, o Hugo também ilustra uma série de vídeos para ensinar crianças e adultos a dominar expressões e sinais da linguagem. O aplicativo está disponível para Android e iOS.

3. Já pensou no… YouTube? A plataforma digital reúne pessoas fluentes na língua (sendo elas profissionais ou surdos) e é uma ótima oportunidade para conhecer palavras novas. Alguns dos canais em que você pode encontrar conteúdos interessantes e didáticos são o Universidade da Libras, Danrley Oliveira, Libras Pernambuco, Éden Veloso, Paula Maria Markewicz e Incluir Tecnologia.

4. Você também pode buscar por palavras específicas no dicionário online do Acessibilidade Brasil. É possível encontrar termos nas categorias alimento, animais, corpo, família, esporte, entre outros. Quando selecionados, a plataforma indica o movimento das mãos por uma animação e um vídeo de um intérprete.

Fonte: Revista Galileu

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Dicas para aprender o básico de Libras, a língua brasileira de sinais

Comments are closed.