Entidades lançam campanha por publicidade inclusiva

 

Como seria assistir a uma prograpaganda na televisão sem ouvir o som? Seria possível entender as associações feitas pelas peças publicitárias e apreender as informações sobre o produto? As respostas para essas perguntas estão em um vídeo veiculado,nesta terça-feira, pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis) e a  Agência Ultraleve, data em que se comemora o Dia Nacional dos Surdos.  A ideia é que a campanha “Por Uma Publicidade Inclusiva” mobilize o mercado na realização de propagandas acessíveis às pessoas com deficiência auditiva.

No vídeo, pessoas surdas assistem a diversas propagandas na televisão sem conseguir entender o conteúdo, já que as peças publicitárias não têm a participação de um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e sequer textos de apoio em legenda.

– Eu percebi que era alguma coisa engraçada, uma piada, mas o que aconteceu? Ele falou o que? Por que ele ficou com raiva? Ele estava reclamando de quê? Ficou faltando essa explicação – reclama Rodrigo Viana, um dos participantes do vídeo.

A campanha pede que as propagandas veiculadas sejam pensadas para todos os públicos, contemplando, inclusive, as pessoas com deficiência auditiva. Para isso, basta a simples inclusão de um intérprete da Língua de sinais e da legenda.

– O que eu quero é que tenha Libras e a legenda também. Preferencialmente, as duas. Por quê? A legenda contemplaria nós surdos alfabetizados na língua portuguesa e a Libras ajudaria aqueles que não sabem o português- explica Alexandra de Paiva, questionando ainda:

– Será que tenho que me esforçar para descobrir o que eles querem dizer?

Conheça a campanha:  http://porumapublicidadeinclusiva.feneis.org.br/

 

Fonte: O Globo

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Entidades lançam campanha por publicidade inclusiva

Comments are closed.