Estudantes de Jornalismo organizam exposição com fotos produzidas por jovens surdos

Integrantes abrem campanha na internet para financiar projeto.

A busca por uma comunicação democrática e inclusiva foi o que levou o Coletivo Sala de Reboco, em parceria com o Instituto Pedagógico de Apoio ao Surdo de Sergipe (Ipaese), até o ‘Fotosentido’, um projeto que visa a capacitar adolescentes surdos a utilizar a fotografia como mecanismo de percepção e leitura do mundo.

Para que a exposição se torne viável, o coletivo precisa de colaboradores que ajudem a financiar o projeto. Com esse objetivo, uma campanha de financiamento coletivo foi lançada na plataforma Catarse, permitindo que as pessoas participem do projeto e recebam, em troca, uma série de recompensas, a depender do valor da contribuição.

A exposição vai acontecer em 9 de maio no Centro Cultural Aracaju, às 19h, e a campanha está disponível até o dia 30 de abril, segunda-feira. Os valores para contribuição variam entre R$ 10 e R$ 1.000, e as recompensas podem ser desde o nome na lista de agradecimentos da exposição, cartões postais, ensaios fotográficos, cursos de fotografia e jornalismo sensível, até o nome como patrocinador no projeto.

O coletivo

Formado em 2014 e composto pelos estudantes de Jornalismo Caroline Matos, Clara Dias, Elisa Lemos, Dayanne Carvalho, Juliana Teixeira e Rafael Amorim, da Universidade Federal de Sergipe, o Sala de Reboco é um coletivo de jornalismo independente que trabalha com pautas de imersão por meio de uma linguagem sensível, evidenciando em seus trabalhos grupos e causas de pessoas comumente invisibilizadas pela sociedade. Os trabalhos são produzidos durante meses de apuração e aproximação com as fontes e visam, em sua última instância, a debater temas sociais amplos a partir das histórias de vida.

A primeira fase do projeto iniciou em setembro de 2017 com um curso de fotografia básica e linguagens fotográficas ofertado para duas turmas e 11 alunos. Após oito meses, cada aluno desenvolveu, ao lado dos professores, um projeto fotográfico autoral, registrando narrativas, sentimentos e suas realidades.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail coletivosaladereboco@gmail.com ou pelos telefones 99850-6694 e 99110-2266.

Fonte: Universidade Federal de Sergipe

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Estudantes de Jornalismo organizam exposição com fotos produzidas por jovens surdos

Comments are closed.