Governo capacita mais de 200 profissionais da rede da Saúde em Língua Brasileira de Sinais

Cerca de 210 profissionais de saúde de 20 unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram capacitados em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na capital maranhense. O objetivo do Governo do Maranhão é assegurar o devido acompanhamento a pacientes com deficiência auditiva durante atendimento na rede pública da Saúde, facilitando a comunicação entre paciente e profissionais de saúde.

Esta semana foi a vez dos profissionais das maternidades de Alta Complexidade do Maranhão e Nossa Senhora da Penha concluírem o curso, assim como os profissionais do Centro de Saúde Genésio Rego, CEM da Cidade Operária, CER do Olho d’Água e Hospital Presidente Vargas.

O curso é um ato de reconhecimento à cidadania da pessoa surda, por meio da humanização do atendimento aos usuários do sistema de saúde do Maranhão. A medida foi criada pelo Governo do Estado, através do projeto Saúde em Libras. Cerca de cinco profissionais de cada unidade estadual participam do curso.

De acordo com Nelbe Maria de Amorim, técnica da Comissão de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES, a realização do curso amplia o acesso ao sistema público de saúde. “Ter profissionais capacitados na Língua Brasileira de Sinais representa um avanço na qualificação da assistência a este público no atendimento da rede SUS”, disse.

A capacitação é focada no entendimento dos sinais básicos e teve duração de 30 dias. A professora Lourdes Correa avalia o aprendizado dos profissionais como uma forma de inclusão do paciente surdo.

“A falta do profissional com conhecimento em língua de sinais faz com que esse público deixe de procurar uma unidade de saúde. Com a capacitação dos que atuam diretamente no atendimento, esperamos integrar essas pessoas na rotina dos hospitais”, afirmou Lourdes Correa.

A enfermeira Roflândia Sousa do Centro de Saúde Genésio Rego ressaltou que a principal conquista é a inserção do paciente no cenário dos atendimentos da saúde pública.

“É muito importante os profissionais aprenderem libras, a inclusão só é possível quando os profissionais se envolvem nesse processo de acolhimento. Me sinto agora mais útil como profissional porque sei que ajudarei a salvar mais vidas. A capacitação reflete uma preocupação do governo em não deixar ninguém fora do sistema público de saúde”, disse.

De acordo com a execução do projeto Saúde em Libras, os profissionais da Casa de Apoio Ninar, o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), além das UPAs do Parque Vitória e Vinhais serão os próximos a receberem a capacitação.

Fonte: Governo do Maranhão

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 3500-4423

0 comments on “Governo capacita mais de 200 profissionais da rede da Saúde em Língua Brasileira de Sinais

Comments are closed.