Missionário André propõe janela para Libras em filmes no cinema

Janela com intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) em todos os filmes nacionais e estrangeiros. É o que propõe o Projeto de Lei (PL) nº 074/2017, de autoria do vereador Missionário André (PTC), deliberado e encaminhado para a 2ª Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Câmara (CCJR/CMM), na última quarta-feira (2), na Câmara Municipal de Manaus.

Segundo o parlamentar, o objetivo da propositura visa atender à necessidade do surdo durante uma sessão de cinema, com filmes legendados em Português, idioma que o segmento não tem obrigatoriamente total domínio. “A Libras é a real língua utilizada por eles. Possui características próprias de sintaxe, morfologia, semântica e contexto, como qualquer outra língua. Ou seja, é uma língua distinta”, esclareceu o vereador.

Missionário André ressalta, ainda, que entre as dificuldades vividas diariamente pela comunidade surda, está o acesso aos filmes veiculados nas redes de cinemas do país.
“Acessibilidade e direito a cidadania me estimularam a criar este projeto. Estou pedindo a Deus que dê tudo certo, porque vai ser muito bom para toda comunidade Surda. Levantei essa bandeira com o maior orgulho. Além deste, criei outros projetos que também beneficiam a classe”, destacou.

O cinema hoje é um dos principais veículos de cultura, educação, lazer e informação. No Amazonas, segundo o Instituto brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem cerca de 150 mil surdos, sendo que 80 mil em Manaus. Boa parte deles não vai ao cinema porque não consegue ler ou até mesmo fazer a leitura labial.

Fonte: Câmara Municipal de Manaus

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Missionário André propõe janela para Libras em filmes no cinema

Comments are closed.