No Acre educação conclui curso de português para surdos

A Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), por meio da Coordenação de Apoio ao Surdo (CAS), concluiu o Curso de Português como segunda língua na modalidade escrita para professores que atuam nas salas de recursos multifuncionais das escolas de Rio Branco. O curso é oferecido desde 2007.
O curso se iniciou no mês de abril e atende 111 alunos surdos, somente em Rio Branco. A professora Socorro Rodrigues, coordenadora do CAS, explica que em todo o Estado são mais de 220 alunos surdos matriculados na rede estadual de ensino.

Úrsula Maia, coordenadora de Ensino Especial da SEE explica que o curso de língua portuguesa como segunda língua dos surdos tem a finalidade de fazer com que eles tenham um maior incentivo, chegar ao ensino médio e fazer o Enem com maior proeficiência na língua.
“Esse curso tem a finalidade de fazer com que o surdo tenha um maior conhecimento na escrita e nós, da Coordenação Especial, temos incentivado isso por meio da formação continuada para esses professores”, explicou.

A professora Salete Godoy, que é formadora, destacou que essa capacitação aos professores é fundamental por conta de uma alta rotatividade nas salas de recursos multifuncionais. “Os professores são acompanhados, onde passamos as informações necessárias para que os alunos possam ter o atendimento adequado”, disse.

Essa metodologia diferenciada de ensino do português ao surdo tem ajudado muito quem trabalha na sala de recursos, como explica a professora Katiuscia Rocha, da Escola Raimundo Gomes de Oliveira, no Conjunto Tucumã.
“Essa metodologia nos ajuda a trabalhar corretamente com o aluno surdo, que melhora seu desempenho em sala de aula, adquire autonomia e até mesmo consegue ampliar o seu vocabulário em Libras. É um processo contínuo de longo prazo, onde ele vai crescendo, socializando e interagindo com os seus pares”, afirmou.

Fonte: Notícias do Acre

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “No Acre educação conclui curso de português para surdos

Comments are closed.