Série de TV voltada para surdos é filmada em Florianópolis

Atores surdos interpretam personagens. Primeiros episódios estarão disponíveis em julho.

A série de TV Crisálida, voltada para surdos, está sendo filmada em Florianópolis. O trabalho conta com atores surdos e intérpretes, que auxiliam na comunicação entre produção e elenco, como mostrou o Jornal do Almoço.

“Crisálida é a primeira série bilíngue de ficção da TV brasileira. Tanto pessoas surdas, quanto ouvintes vão entender o conteúdo da série, porque ela será em Libras e português. Hoje, nós temos no Brasil 10 milhões de surdos e, se você sair na rua perguntando para as pessoas o que é Libras, tem muita gente que nem sabe que é uma língua oficializada no nosso país. Então, o objetivo principal dessa série é divulgar a cultura surda através do conteúdo de entretenimento”, disse a produtora Alessandra da Rosa Pinho.

O projeto Crisálida surgiu em 2014 e, no ano seguinte, o grupo gravou um piloto para divulgar a série. O episódio traz a história de um garoto surdo que muda completamente quando aprende a língua de sinais. O trabalho ganhou vários prêmios, como o de melhor montagem na Mostra Sesc de Cinema e o 1º lugar no Prêmio Catarinense de Cinema da Fundação Catarinense de Cultura.

“Esse episódio piloto teve um sucesso inesperado para nós, aonde um colega nosso, um amigo postou em um site de uma federação de inclusão de surdos e, em algumas horas, teve mais de 70 mil curtidas, 2 mil compartilhamentos e a gente viu que realmente tinha um potencial bastante grande”, afirmou o diretor Sérgio Melo.

Primeiros episódios

Agora, a equipe está gravando os quatro primeiros episódios da série. A direção do trabalho fez questão de que todos os personagens fossem interpretados por atores surdos. Ao todo, 25 pessoas foram selecionadas, mas a equipe tem mais de 200 integrantes, muitos que não falam a língua de sinais. Intérpretes auxiliam na comunicação do grupo.

“A gente tem que estar sempre presente. Então, mesmo que alguns surdos façam leitura labial, o intérprete sempre está presente para facilitar a comunicação entre o diretor e a equipe ouvinte, que não sabe libras com os atores surdos”, disse o intérprete de Libras Thiago William Rossi.

A equipe técnica conta também com um consultor. “Por exemplo, se tem uma equipe de atores ouvintes, como ele vai falar: ‘chama o João Gabriel’? Eu sou surdo. Então, a gente tem que tocar ou pisar no chão forte para sentir a vibração. Isso é próprio da cultura surda”, explicou João Gabriel.

Experiência nova

O diretor de fotografia Edson Fattori nunca havia trabalhado com atores surdos. “É muito interessante, porque a equipe passa a ser mais silenciosa, a gente começa a se comunicar através de sinais, para o grito no set, todo mundo tem o foco mais apurado e passa a ter a visão mais apurada, uma das experiências que pra nós está sendo bem válida”, contou.

A experiência também está sendo importante para os atores surdos. “Crisálida é a minha primeira vez, então estou muito feliz, porque a gente pode mostrar que nós surdos somos capazes, mostra um pouco da nossa história, do nosso sofrimento, enfim, da cultura surda. Isso é muito legal, estou muito feliz por poder participar”, afirmou o ator André Luiz Conceição.

Os episódios devem ficar prontos a partir de julho.

Fonte: G1 Globo

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Série de TV voltada para surdos é filmada em Florianópolis

Leave Comment