Surda, paranaense tem duas faculdades e ainda arrasa como modelo

thays1Thaisy Payo foi eleita a “Miss Mundo Surda” em 2013

Deficiente auditiva desde que nasceu, a paranaense Thaisy Payo poderia ter se resignado com a sua condição e desistido de realizar seus sonhos. Ela, porém, resolveu encarar as dificuldades e, em uma bela história de superação, alcançou o sucesso profissional como modelo. O auge se deu em julho de 2013, quando Thaisy foi eleita a “Miss Mundo Surda”, em concurso realizado na República Tcheca. Ao todo, ela venceu candidatas de 43 países. Muito mais que um belo rosto, Thaisy também tem muito conteúdo: ela é formada em duas faculdades: Letras (Libras) e Farmácia Generalista/Bioquímica.

 

 

Em entrevista ao R7, a paranaense falou sobre as dificuldades que a deficiência impôs em sua vida:
— É muito difícil ter que ler os lábios das pessoas, mas, graças a Deus, consigo. Também falo verbalmente em português, sou fluente em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e até um pouco de inglês. Aprendo com muito facilidade, é só eu ver que eu aprendo!

O preconceito também foi um problema que ela precisa lidar, mas Thaisy garante que sabe transformar esse sentimento ruim em coisas boas:
— Sofro preconceito quando as pessoas me chamam de mudinha e não vem conversar para ver que eu consigo falar (…) Como sofri, é passado! Mas isso não me faz parar, é como se fosse um degrau de uma escada para eu vencer!

thays3

A modelo, que já desfilou até no Carnaval, assegura que nunca pensou em deixar tudo de lado:
— Nunca pensei em desistir, porque confio em minhas capacidades.

Agora, Thaisy está investindo na carreira de atriz. Ela também busca patrocinadores para um projeto social que visa ajudar outras pessoas com deficiência auditiva e luta para que a Libras vire uma disciplina obrigatória no Ensino Fundamental.

Questionada sobre um recado que deixaria para as pessoas, Thaisy é direta:
— Persistir, insistir e nunca desistir

 

Fonte: Surdos Online

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Surda, paranaense tem duas faculdades e ainda arrasa como modelo

Comments are closed.