Surdo defende tese de conclusão de curso pela 1ª vez na história da universidade federal do Acre

Bryan Mourão é o primeiro aluno surdo a defender tese de conclusão de curso na Ufac. Estudante se formou em letras libras.

No auge dos 23 anos, o estudante Bryan Mourão realizou o sonho de defender a tese de conclusão de curso e ser aprovado. Ele seria mais um dos estudantes aprovados na universidade não fosse um detalhe importante. Bryan é o primeiro estudante surdo a defender uma tese na Universidade Federal do Acre (Ufac), campus Rio Branco.

Em entrevista ao Jornal do Acre 2ª edição, o estudante falou como superar as barreiras e a importância de concluir o curso. A intérprete Diemes Farias ajudou na conversa com Mourão.

“Tinham vários outros cursos, mas escolhi letras libras. Têm várias barreiras na universidade, mas existe também a inclusão que é muito importante e inclui o surdo”, falou o estudante, por meio dos sinais.

A apresentação em sinais foi traduzida para a banca pela intérprete. O estudante abordou a importância das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua para os surdos e foi aprovado com nota 7,5.

“O surdo é capaz sim de evoluir, entrar na universidade, escolher qualquer curso. São capazes sim, é direito e livre”, comemorou.

Passo importante

Para o professor e coordenador do curso de Letras Libras, Alexandre Melo, a apresentação de Mourão foi um passo importante para a sociedade.

“É um sonho que começamos a sonhar em 2013, quando a comissão criou o curso de libras. Fizemos questão de colocar a apresentação de conclusão do curso justamente para cobrar esse momento e comprovar que a formação foi desenvolvida de forma adequada”, falou.

Feliz pela aprovação, o estudante diz que o que pretende fazer após colar grau. “Vou viajar e quando voltar vou querer trabalhar. Coisa simples e básica. Estou precisando de umas férias”, concluiu.

Orgulho

Orgulhosa e atenda a apresentação do filho, Jucelma Mourão comemorou o resultado. “O fato dele ser surdo nunca significou um problema para mim. “Sempre fiz com que ele se sentisse sem condições por ser surdo. Sou uma pessoa muito orgulhosa, muito feliz por isso”, contou.

Fonte: G1 Globo

 Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Surdo defende tese de conclusão de curso pela 1ª vez na história da universidade federal do Acre

Leave Comment