Vereador quer atendimento de Libras em hospital e Câmara de Barra Mansa

O vereador Gustavo Gomes (PTB) deve apresentar nesta quinta-feira, dia 19, em sessão na Câmara Municipal, uma indicação ao Executivo em que sugere a capacitação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) de funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e da Guarda Municipal. O parlamentar afirmou ainda que espera que a Câmara Municipal também adote a medida.

RIO DE JANEIRO – Segundo Gomes, a ideia é promover a inclusão social de surdos e mudos do município. “Nós pensamos na inclusão social dessas pessoas. Inicialmente queríamos a contratação de um intérprete de Libras para a UPA, mas em conversa com o secretário de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, percebemos que só haveria essa inclusão durante o horário de trabalho desse funcionário, carga essa que deveria ser respeitada. Por isso, pensando em algo que também não onerasse o município e chegamos à conclusão de que a capacitação de funcionários seria a melhor maneira de atender a esse público”, disse Gomes, citando que a demanda surgiu durante uma reunião no Colégio Municipal Prefeito Marcelo Drable, no bairro Ano Bom, através do projeto Câmara Jovem.

O vereador lembrou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) já conta com uma estagiária deficiente auditiva e fluente na língua brasileira de sinais que auxilia os funcionários no atendimento aos usuários surdos. Pensando nisso, Gomes disse que vai sugerir ao presidente da Câmara Municipal, Marcelo Borges (PDT), que a Casa Legislativa também disponibilize um intérprete de Libras. “Às vezes, pessoas que têm essa deficiência vão nos procurar, mas não conseguem conversar com a gente porque não há um atendimento especializado. Quase todas as câmaras das outras cidades têm um intérprete e nós precisamos discutir isso aqui também”, considerou o vereador.

Gomes finalizou dizendo que já conversou com o prefeito Rodrigo Drable (MDB) e ele se manifestou favorável a capacitação. O parlamentou frisou que vai convidar surdos e mudos da cidade para acompanhar a sessão de votação da indicação.

Fonte: Jornal A Voz da Cidade

Já conhece a Audithus? Venha nos visitar!
contato@audithus.com.br
São Caetano: 11 2376-7703
Santo André: 11 2325-3357
São Bernardo: 11 3907-6463
Mauá: 11 4544-2371

0 comments on “Vereador quer atendimento de Libras em hospital e Câmara de Barra Mansa

Comments are closed.